sexta-feira, 1 de junho de 2007

De olho no futuro

Diretor nacional do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Hélio Neves, fala sobre os diferenciais e novos passos da iniciativa, incluindo parceria com Secretaria Municipal de Educação.

“Um dos grandes diferenciais deste projeto é tentar romper rotinas e inércias de estruturas governamentais que são enormes e, historicamente, não trabalham de forma integrada.”

“A proposta surgiu para fortalecer o Programa Saúde da Família (PSF) em São Paulo. Temos na capital a maior equipe de agentes comunitários de saúde de todo país. Mais de 5.000 agentes estão participando simultaneamente dos encontros de formação do PAVS.”

“Por essência, o agente comunitário de saúde é um morador e conhecedor de sua comunidade. Esse papel já nasce com a proposta de ajudar a perceber e resolver os problemas do entorno onde vive. O PAVS está possibilitando que ele desenvolva a percepção ambiental, organize e aprofunde seu conhecimento. Não estamos inventando mais uma tarefa para seu dia-a-dia.”

“Além dos agentes comunitários de saúde, conseguimos envolver cerca de 150 agentes de proteção social, ligados à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Foi um passo de integração muito importante. Agora, para o segundo semestre, está prevista a participação dos quase 1.400 agentes de zoonose.”

“Também vislumbramos a possibilidade de somar a Secretaria Municipal de Educação. No início de maio, foi assinado um compromisso entre o secretário da Educação e do Meio Ambiente de incluir o conteúdo da Carta da Terra no cotidiano escolar. Nesse sentido, está sendo conversada a participação dos 2 mil coordenadores pedagógicos nas atividades de formação do PAVS. Desta forma, poderiam levar a temática para os 55 mil professores da rede municipal.”

“Outra novidade que está sendo discutida é ampliar o alcance abrindo o projeto para interessados em geral da comunidade.”

“A experiência também já está despertando o interesse de outras prefeituras e poderá ser disseminada em diferentes cidades paulistas.”

Nenhum comentário: