terça-feira, 27 de março de 2007

Expectativas dos educadores

Um levantamento inicial de expectativas foi realizado junto a 66 educadores do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis no dia 12 de fevereiro de 2007. Trata-se de uma análise qualitativa que não considera percentual, mas freqüência de respostas. Vale ressaltar que por se tratar de uma metodologia qualitativa todas as respostas são igualmente importantes.

Ao serem indagados sobre “o que trazem para o projeto” chamou nossa atenção que 34 educadores reportam que trazem para o projeto uma “experiência profissional” e 30 “trazem conhecimento”. Este fator é muito importante, ou seja, trata-se de profissionais com uma trajetória profissional estabelecida que vai contribuir muito na capacitação dos agentes comunitários. Os educadores mostram-se ainda, com muita “vontade e interesse “. Este fator também é essencial uma vez que um projeto complexo como este, de natureza intersetorial, que envolve inúmeros atores, tem que contar com a motivação e a colaboração dos educadores. (Rosilda Mendes, coordenadora do Grupo de Avaliação e Monitoramento do PAVS)


Por dentro da Avaliação
Desde o primeiro momento de atuação, o PAVS está sendo monitorado e avaliado continuamente. Coordenada pelo CEPEDOC, da Faculdade de Saúde Públicas da USP, a tarefa de avaliação conta com um Grupo de Trabalho com participantes de várias áreas do projeto. Ela tem um caráter participativo, propondo dinâmicas que abram espaço para que os participantes dêem suas opiniões e sugestões. O conteúdo é então discutido, visando encontrar alternativas para a melhoria do trabalho em pleno andamento.

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