quinta-feira, 3 de maio de 2007

Agentes movimentam a comunidade

Participantes do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis mobilizam moradores de São Paulo para cuidar da saúde e do meio ambiente nos seus bairros.


Na primeira semana de maio, centenas de agentes comunitários de saúde e de proteção social desenvolveram atividades nas suas comunidades, unindo cuidado ambiental, promoção da saúde e desenvolvimento social. Espalhadas pela capital paulista, as ações fazem parte do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis e indicam caminhos para superação de problemas locais. Tiveram o apoio essencial dos educadores e gestores locais do projeto, bem como o apoio das instituições parceiras e de outros atores locais.

Confira algumas das atividades realizadas:

Agente comunitária de saúde apresenta número de teatro no CEU Perus, na zona Norte da capital. Apresentação de música e palestra sobre Aquecimento Global completaram a programação de sensibilização da comunidade. (Foto da repórter Silvana Salles)


Ainda na Zona Norte, agentes locais participam de atividades de sensibilização no bairro de Pirituba.

Na quadra da escola-de-samba do bairro, também em Pirituba, foi organizado um encontro com as três turmas de agentes participantes do projeto (V. Maggi, Elísio Leite e Parada de Taipas) com presença de representantes do setor de obras da subprefeitura local, SABESP, Ação Social, Defesa Civil, Agenda 21 e Secretaria da Saúde. (Fotos da gestora local Maria Célia Medina)


Na zona Leste, no Jardim da Conquista, a turma de agentes se mobilizou e conseguiu apoio da sub-prefeitura para transformar um terreno baldio, onde só havia, lixo, mato e entulho, em uma sonhada praça. (Foto da educadora Andréia Perez)


As mudas doadas foram guardadas na casa de uma das vizinhas da futura praça. O mutirão de limpeza e plantio está sendo feito por todos. (Fotos da educadora Andréia Perez)



Ainda no Jardim da Conquista, os agentes organizaram recolhimento de pilhas usadas e incentivaram um novo uso para o óleo usado pelos moradores: a produção de sabão. (Fotos da educadora Andréia Perez)


Na Cidade Tiradentes, também na Zona Leste, as agentes comunitárias de saúde da UBS Ferroviários, trouxeram uma proposta diferente para a oficina semanal de artesanato. Embalagens usadas de remédios e leite viraram matéria-prima para caixas de presente. (Fotos do gestor local Hugo Calixto)


Em paralelo, outra parte da turma de agentes promoveu uma palestra sobre o cuidado ambiental na Escola Técnica de Saúde Pública Cidade Tiradentes, onde acontecem os encontros do projeto. A palestra marcou o início de uma campanha para coleta seletiva no prédio da escola. (Fotos da educadora Priscila de Souza Lucena)


A equipe de agentes comunitárias de saúde da UBS Mar Paulista faz um reconhecimento dos problemas ambientais da sua comunidade. (Fotos da educadora Jussara Cassia)


Na Vila Guacuri, na Zona Sul, a comunidade está se mobilizando para transformar uma área verde em um parque. (Fotos da educadora Jussara Cassia)


Se você participou destas atividades, compartilhe aqui o seu relato. Basta clicar no botão “comentário”, se cadastrar e enviar o seu texto.

Nenhum comentário: