quinta-feira, 3 de maio de 2007

Banho quente, mas diferente

O aquecedor de baixo custo
substitui o chuveiro elétrico

Apagar a luz, reduzir o banho quente, não abusar do ferro de passar roupa. Essas dicas continuam valendo para não desperdiçar energia elétrica na rotina da casa. Mas como ir além na economia da energia? Na última quinta-feira, 12 de abril, os agentes dos bairros de M’Boi Mirim, Campo Limpo e Capão Redondo conheceram uma alternativa nova: o aquecedor solar de baixo custo.

A iniciativa foi dos educadores Ângela da Silva, Camila Pilosio, Diane Padial, Júlio César Lima, Marcela Queiroz e Nidia Vicente, do M’Boi Mirim. Eles apresentaram um modelo de aquecedor desenvolvido pela Sociedade do Sol, entidade sem fins lucrativos com sede na Cidade Universitária, em São Paulo.

O projeto do aquecedor foi criado para diminuir o consumo de energia com chuveiros residenciais. Ele usa água da própria caixa da casa para preencher os reservatórios térmicos, e o circuito de circulação segue princípios naturais de densidade e volume da água quente e da fria. O painel coletor térmico é pintado de preto para aproveitar melhor a energia solar. E os materiais utilizados ajudam manter o custo baixo: a tubulação, por exemplo, pode ser feita apenas com tubos de PVC. A instalação do sistema tem um gasto médio de 300 reais.

Para saber mais
Sociedade do Sol (http://www.sociedadedosol.org.br/)

Cidades Solares (http://www.cidadessolares.org.br/)

Nenhum comentário: