sexta-feira, 13 de julho de 2007

Laços fortalecidos

Seminários Integradores reúnem agentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste


Apresentações apaixonadas
de agentes da região sudeste
são recebidas com
alegria pelos convidados.
Embaixo, Adriano BT e colegas
apresentam o "Rap do Meio Ambiente"
(Foto: Jussara Salles)
Cheios de entusiamo e emoção, os agentes comunitários encontraram nas artes um meio expressar o que sentem: "Quem espera que a vida, seja feita de ilusão, pode até ficar maluco, ou viver na solidão... É preciso saber viver...", cantavam destemidos no palco da UNIPalmares em frente a mais de 400 pessoas, no dia 28 de junho. Durante todo o dia, foi realizado o Seminário Integrador da Região Centro-Oeste, com as turmas de Butantã, Lapa/Pinheiros e Sé.

Sentimento semelhante foi partilhado pelos agentes de M´Boi Mirim (zona sul) que estiveram no dia 25 de junho, no Clube do Banco do Brasil, bem como todos os agentes da Vila Prudente/Sapopemba, Ipiranga, Vila Mariana/Jabaquara, Mooca/Aricanduva e Penha (região sudeste) que se reuniram no dia 3 de julho, no Clube Círculo Militar.

Adriano B.T., agente comunitário da UBS Vila Santa Catarina, na região Sudeste, foi um dos que traduziu com suas próprias palavras a relação com os temas do PAVS. Ele e seus colegas de turma apresentaram o Rap do Meio Ambiente aos 860 participantes e convidados do seminário. "O rap foi feito para parar e pensar. Acho que consegui o meu objetivo: as pessoas se envolverem com a letra, com o conteúdo. Espero que tenha ficado alguma coisa de bom, e que elas passem pra frente isso", diz o agente.

As apresentações musicais e teatrais foram acompanhadas de demonstrações dos frutos que o projeto começa a gerar entre os agentes. Diferentes banners, maquetes, vídeos e fotos revelaram os inúmeros projetos de intervenção que estão mobilizando em suas comunidades.

A UBS Parque da Lapa, por exemplo, entrou no projeto de revitalização do Conjunto Cingapura vizinho com o objetivo de sensibilizar a população para as questões do lixo, utilizando a fórmula dos três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a importância do meio ambiente para uma vida saudável. O conjunto habitacional sofre com o acúmulo de lixo na rua, detritos espalhados atraindo moscas, ratos, atrapalhando a passagem de pedestres, entre outros. Além disso, os agentes também realizaram ações de sensibilização para a importância de manter as calçadas em ordem e de obras que priorizem o verde e o meio ambiente. Também conversaram com a prefeitura para que fosse feita uma reforma nas calçadas do bairro: aquelas com desníveis, quebradas, prejudicam a passagem de pedestres e causam transtornos e acidentes.

Um pouco de arte: reaproveitamento e mensagem
lúdica no evento da região centro-oeste
(Foto: Jussara Salles)

Já na Bela Vista, foi identificado o problema da Vila Itororó. Tombada por sua importância histórica e cultural, a construção da rua Martiniano de Carvalho deverá passar por obras de revitalização e será transformada em centro cultural. Os moradores vivem inseguros por não saberem o que vai acontecer no momento do deslocamento das famílias. Os agentes comunitários, então, optaram por trabalhar o sentimento de pertencimento e identidade da comunidade em relação ao futuro Pólo Cultural. Outra prioridade foi a implementação de coleta seletiva, benefício que poderá ser ampliado para todo o bairro.

Na região sudeste, os agentes das UBSs Villalobo, na Penha, Jardim São Nicolau e Hélio Moreira Salles têm projetos para recuperar espaços públicos atualmente mal utilizados em seus respectivos bairros e transformá-los em centros de convivência comunitária, quer poderão ser usados para realizar oficinas e encontros com os moradores. E em Sapopemba, a UBS Reunidas II iniciou um programa de coleta de pilhas e óleo de cozinha usados para reciclagem.

A reciclagem foi a grande estrela na zona sul, onde agentes do M’Boi Mirim mostraram as diversas formas que aprenderam e encontraram para reduzir o desperdício e reutilizar materiais - de artigos para casa feitos de jornais velhos a modelos de aquecedores de baixo custo. Numa lateral do salão, mais de 500 pessoas tinham seus apetites atiçados por uma exposição de belos doces à base de cascas de frutas.

O saldo de tantas pessoas e informações no mesmo lugar revela-se positivo. "O seminário integrador acrescenta para nós porque há uma troca de projetos. Estamos aprendendo junto com nossos colegas, de lugares que precisam de até mais atenção do que o meu bairro, novas idéias que podemos levar para os nossos moradores", avalia a agente comunitária de saúde Ednilsa Pereira Brandão, agente comunitária da UBS Iaçapé, na região sudeste.

Houve também, em todos os eventos, presença de diversas autoridades regionais e municipais. Indício de um bom envolvimento, articulação e integração das políticas públicas.


Encerramento na zona leste

Agentes, educadores, autoridades e comunidade se juntaram na Unicidade, em Itaquera, para o 1º Encontro “Ambientes Verdes e Saudáveis – Integrando e Fortalecendo Redes Locais”. Representantes dos agentes comunitários de saúde, dos agentes de proteção social, das lideranças comunitárias e dos educadores tiveram a chance de compartilhar seus olhares e emoções sobre o PAVS, explicando a importância que o projeto teve sobre cada um.

O evento foi também a formatura dos agentes participantes do PAVS na região, que receberam seus certificados de freqüência pela manhã e festejaram a conclusão deste ciclo de aprendizagem à tarde. Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes.

Um comentário:

Sandro Nicodemo disse...

Uma correçãozinha :), estão invertidas as regiões oeste e sudeste (bairros que a compõe e local do seminário).
O da região sudeste aconteceu no Círculo Militar, abrangendo as regiões de Sapopemba, Vila Prudente, Penha, etc...
Abraço e fica minha contribuição!
Sandro Nicodemo
Educador PAVS
ASF Sudeste