sexta-feira, 13 de julho de 2007

Um córrego em comum

Agentes de dois bairros se unem para solucionar problemas em comum

Erosão, esgoto a céu aberto e lixo são alguns dos problemas do córrego Tapera

As UBS’s Jardim Iva e Nova York dividem os problemas gerados por um córrego que atravessa os dois bairros. Moradias irregulares e regulares, lixo exposto, coleta seletiva pouco planejada e esgoto a céu aberto compõem a triste paisagem do Córrego Tapera, afluente do rio Aricanduva. “Às vezes, as casas estão limpas, mas têm um mau cheiro forte, por causa do córrego”, conta a agente comunitária de saúde Ciméia Alves, da Vila Nova York.

Esse é um exemplo dos desafios que as agentes comunitárias enfrentam na região Sudeste da cidade. As agentes de ambas as comunidades explicam que ali o trabalho de educação ambiental e de conscientização é a chave para a solução dos problemas. Elas têm a consciência de que é um processo de transformação que virá com o tempo. “Agora que temos mais informações sobre a importância de cuidar do meio ambiente e aprendemos a identificar melhor os problemas locais, nós também nos sentimos mais responsáveis por transmitir isso aos moradores do nosso bairro”, diz Amanda Oliveira, agente da UBS Jd. Iva há seis anos.
Agentes ficaram mais atentas
às pequenas atitudes que ajudam
a degradar o meio ambiente

A canalização do córrego está sendo conversada com a Subprefeitura, em processo avançado. E, enquanto isso, muitos moradores já agem para revitalizar as áreas verdes, respeitam as informações que elas levam sobre prevenção. “O PAVS nos proporcionou uma maneira de levar às famílias como melhorar o ambiente em que vivem”, explica a agente Maria Aparecida Kiilian, da Vila Nova York. No dia-a-dia, a comunidade ficou mais atenta em relação aos dias de coleta da prefeitura, a quantidade de lixo acumulado antes da hora diminuiu, também passou a zelar mais pela higiene da casa e do bairro.

Hoje, todos têm consciência de que o consumo gerado em um dos bairros e descartado sem responsabilidade afeta a vida de quem vive em ambos os lados, e que a união pela responsabilidade com o bem-estar do outro é essencial.

Nenhum comentário: