sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Meio ambiente é saúde básica

Edjane Torreão, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância das parcerias entre a secretaria e outras instituições para dar mais força à área.

Como o PAVS pode contribuir com a área de saúde?
O PAVS é, de fato, uma proposta de saúde, porque leva consciência ao agente comunitário. O agente é o maior multiplicador junto à população, uma vez que ele vive naquela região [onde trabalha]. Então, o PAVS é uma estratégia transversal. O projeto conscientiza o agente comunitário para os problemas do território,. O projeto consolida a estratégia do PSF.

Qual é a atual meta de expansão do PSF?
A partir do diagnóstico epidemiológico, o PSF vem sendo expandido. Nesse momento, o foco é na região central do município. Na região Sul, todas as antigas equipes do Plano de Atendimento à Saúde (PAS) foram substituídas por equipes completas do PSF. E ampliaremos 25 equipes do PSF na Centro-Oeste, região que agrega maior número de moradores de rua e população em situação de exclusão social.

Quando essa expansão vai acontecer?
O processo já começou neste mês de fevereiro, em parceria com as Irmãs Hospitaleiras. Elas têm um trabalho na região Sul do município e experiência em saúde mental.

A intersetorialidade vai continuar na Atenção Básica?
Esse projeto existe e continua, nós vamos fortalecê-lo.

Nenhum comentário: