sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Na retomada, avançam as intervenções nas comunidades

Milhares de agentes comunitários que participam do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em São Paulo, começam a se dedicar às ações e aos projetos de intervenção local


Estimulados pela aquisição de novos conhecimentos, por meio de um programa de formação na temática saúde e meio ambiente integrados, os 5 mil agentes comunitários da capital paulista que participam do PAVS iniciam uma etapa de desenvolvimento de projetos e ações nas comunidades.

“Esta etapa é muito importante para consolidar o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados no ano passado. Agora vamos concentrar esforços em definir e priorizar projetos para melhorar a qualidade ambiental nas áreas atendidas pelos agentes comunitários de saúde”, explica Hélio Neves, diretor do PAVS.

Os projetos de intervenção - que constituirão um banco de projetos - serão formulados a partir do ponto de vista e das necessidades da população, contemplando especificidades locais e regionais.

Ao visitar as famílias de sua área de atuação, por exemplo, o agente está preparado para identificar uma demanda de saúde pública que tenha relação com a questão ambiental ou social. Assim, ele pode estimular a comunidade a refletir sobre a situação. E, dessa articulação, pode surgir uma ação ou um projeto de intervenção que solucione um problema ou que proporcione melhorias para a localidade.


Formação permanente

Em 2008, o PAVS dá continuidade ao programa de formação dos gestores locais do projeto, iniciado em 2007. O objetivo é ampliar os conhecimentos dos participantes para que identifiquem as demandas regionais e desenvolvam junto com a comunidade, ações que resultem em qualidade de vida.


Sala Verde

Estão sendo criadas as Salas Verdes do PAVS, espaços para articulação de saberes, fortalecimento de redes locais e acolhimento de atividades referentes ao projeto ou à temática da saúde, do meio ambiente e da educação.

A Sala Verde - atualmente em funcionamento apenas em ambiente virtual (http://salaverdepavs.blogspot.com) - reúne informações e material para consulta em áreas afins. Assim que inaugurada será aberta a diferentes públicos, dispondo de acervo físico e terminais de computador com acesso à internet. Vai abrigar tanto exposições referentes às ações de intervenção, quanto eventos em parceria com instituições externas.


Histórico

O PAVS é uma experiência de sucesso em ação pública integrada. A iniciativa une três secretarias do município de São Paulo - Saúde, Verde e Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social - além de selar parcerias com instituições internacionais, organizações não-governamentais e universidades.

A proposta do PAVS é implementar políticas públicas voltadas para a inclusão das questões ambientais no conjunto das ações de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2007, cerca de 80 educadores e aproximadamente 5 mil agentes comunitários (de saúde e de proteção social) receberam formação em seis eixos temáticos:

  • 1. Lixo

  • 2. Água e energia

  • 3. Biodiversidade

  • 4. Convivência saudável com animais e zoonoses

  • 5. Consumo consciente

  • 6. Cultura de paz e não-violência


Foram realizados seminários integradores que reuniram mais de 10 mil pessoas, entre educadores, agentes comunitários e representantes da comunidade.


Agenda de formação (aberta para integrantes do PAVS):


  • * 11/2, 9h

    Tema: As oportunidades do PAVS - secretários e representantes de Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Diretor do PAVS


  • * 14/2, 9h

    Temas:

    a) O histórico do SUS e as questões atuais do PSF - Leni Uchoa - a confirmar

    b) O processo de implantação do PSF na cidade de São Paulo - Karina Calife

    c) Saúde e Território - Prof. Carlos Alberto Carvalho


  • * 14/2, 14h

    Temas:

    a) Participação e Parceria no SUS - Vera Schattan

    b) Participação nos Conselhos de Saúde - Vera Schattan

    c) A formação dos ACSs - Ausônia F. Donato

    d) Intersetorialidade e parcerias no SUS - Rose Inojosa



Realização: Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (SADS)

Organizações implementadoras parceiras: Associação Saúde da Família (ASF), Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Associação Congregação de Santa Catarina, Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (CEJAM), Sociedade Beneficente Israelita, Brasileira Hospital Albert Einstein, Instituto Adventista de Ensino (UNASP), Organização Santamarense de Ensino (UNISA), Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Casa de Saúde Santa Marcelina.

Nenhum comentário: