sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Compras verdes

Gestores locais debatem projeto do ICLEI


Laura Valente: resultados de pesquisas deverão ser aplicados na cidade de São Paulo

Convidada para uma mesa de debate na formação da segunda-feira, 25, a equipe do ICLEI apresentou aos gestores locais seu trabalho dentro do PAVS. A diretora regional da instituição na América Latina, Laura Valente, acompanhada de Vicente Manzione Filho, Angélica Pretto e Carla Borges, falou sobre a missão da organização. Também foram apresentados os estudos “Mudanças Climáticas” e “Compras Verdes”.

O resultado da pesquisa sobre mudanças climáticas em São Paulo foi transformado em anteprojeto de lei e encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo. O documento sobre as compras públicas verdes ainda não foi finalizado e por isso recebeu diversas contribuições dos gestores do PAVS, durante a apresentação. Elaborado com o objetivo de revisar a Lei Municipal de Licitação (Lei nº 13.278/02), esse trabalho visa incluir a questão da sustentabilidade entre os pré-requisitos dos processos licitatórios.

Jussara Cássia, da Associação Congregação Santa Catarina, e Camila Bianchi, da Unifesp, falaram sobre a importância de incluir as cooperativas como potenciais fornecedores à administração pública. Potira Preiss, também da Unifesp, reforçou a idéia, dando o exemplo de Porto Alegre, onde uma cooperativa fornece papel reciclado para a prefeitura. Valdir Nunes, da Unifesp, lembrou o problema do acesso legal dessas organizações às licitações. Mônica Mastroianni, da Associação Saúde da Família, questionou a sustentabilidade no descarte dos materiais, citando como exemplo as lâmpadas energeticamente eficientes, que muitas vezes contêm metais pesados como o mercúrio.

Nenhum comentário: