sexta-feira, 7 de março de 2008

Uma árvore para resolver problemas

Photobucket


Um único problema apresenta muitas causas e desdobramentos. Identificá-los foi a tarefa proposta aos gestores locais e regionais, segunda-feira, dia 3, durante a atividade de Planejação.

Temas como arborização, resíduos sólidos, geração de renda e alimentação saudável, foram mapeados em forma de árvore, para que os gestores encontrassem os "nós críticos" de cada problema principal. Os nós críticos são questões -chave que, uma vez resolvidas, solucionam diversas outras relacionadas a ela.

Segundo Sérgio de Arruda Sampaio, mestre em Administração Pública e consultor do PAVS, ter uma árvore de problemas em mãos é bastante útil em negociações com os diversos atores de uma região. Ela explica que, embora os gestores locais não tenham autonomia de governabilidade para transformar certas realidades, eleger nós críticos é uma forma de ver com clareza quem pode agir sobre aspectos problemáticos em uma comunidade.

A construção da árvore de problemas é uma técnica utilizada no método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) do economista chileno Carlos Matus , ministro da Fazenda durante o governo de Salvador Allende , de 1965 a 1970. As primeiras idéias do PES foram rascunhadas entre 1973 e 1975, período que Matus passou no cárcere como preso político.

Nenhum comentário: