sexta-feira, 14 de março de 2008

Dia de formação e inauguração da Sala Verde

Promover a emancipação e a inclusão social de famílias mais vulneráveis é o objetivo do Programa Ação Família, criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Ao participar de uma das mesas de diálogos da formação do PAVS, na segunda-feira, 10, a coordenadora do projeto, Ligia Pimenta, explicou como funciona o Ação Família e fortaleceu a idéia de um trabalho em conjunto com todas as ações que são realizadas nas comunidades, inclusive o PAVS.

Segundo ela, é necessário realizar um trabalho social integrado para que as famílias atendidas não fiquem confusas com o excesso de agentes, assuntos e ações.

O gestor local do Butantã, Valdir Pereira Nunes, concorda e ressalta a importância da articulação na região em que atua. “A capacitação já foi feita, mas muitas vezes falta sintonia entre as partes envolvidas nos trabalhos”, afirma.

Serviços para a família

O programa Ação Família foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), com o objetivo de estabelecer uma ponte entre a população e os serviços governamentais e não-governamentais, como saúde, educação, cultura, esporte, atividades comunitárias, entre outros.

Além de receber a visita domiciliar do Agente de Proteção Social, as famílias participam de palestras, encontros, cursos e oficinas para discussão de temas como Vida em Família, Família na comunidade e Vida de Direitos e Deveres. As atividades são desenvolvidas por profissionais capacitados.



COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
Ainda na segunda-feira, o coordenador da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Pedro Agustín Céspedes Perez, falou sobre a atuação da SVMA na Compensação Ambiental. A compensação, explicou Perez, se dá quando a implantação de um empreendimento causa grande ou médio impacto ambiental. A empresa responsável pela obra precisa devolver alguma melhoria para a cidade por meio de alguma “obra verde” para o bairro.

“Um modelo dessa compensação é o Parque Linear do Sapê, no Butantã, que foi uma obra de empresas que foram responsáveis por danos ambientais”.

A escolha do lugar que receberá a compensação e a fiscalização são feitos por uma Câmara especial da SVMA. Segundo o coordenador, os resultados são bastante visíveis.



SALA VERDE
A Sala Verde do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) já está funcionando e aberta ao público. Inaugurada dia 10, com a presença de integrantes do projeto, a Sala foi criada para abrigar troca de saberes, reflexão, planejamento, articulação e disseminação de informações, práticas e valores que integrem ações de saúde, meio ambiente, educação, desenvolvimento social e cultura de paz, entre outros. Temas que integram os eixos temáticos do PAVS. Vale a pena conferir.

Os interessados em realizar exposições na Sala Verde devem entrar em contato pelo telefone: (11) 5081-6154 ou pelo e-mail: salaverdecentralfaleconosco@yahoo.com.br
*Credito das fotos: Nilda Rodrigues

Nenhum comentário: