domingo, 23 de março de 2008

Agente Comunitário faz projeto para restaurar praça no Brás

Pensando em deixar a entrada de um albergue do Brás mais agradável, o agente comunitário Carlos Alberto Pinheiro teve a idéia de reformar uma praça que fica no local.

O projeto inicial é plantar chás e ervas aromáticas, além de flores. No entanto, para colocá-lo em prática, ainda falta a captação de recursos financeiros. Estão envolvidos na ação cinco agentes comunitários, sob a supervisão das gestoras locais, Rosemeyre Cardoso Leite e Nailer Rodrigues.

Segundo Rosemeyre, é importante unificar as forças para que a iniciativa dê certo. “É preciso juntar os agentes de rua e de saúde para fazer tudo funcionar”, afirma.

Uma outra preocupação, além da verba, é a qualidade do solo. Consta do projeto uma análise para saber se a terra é própria para cultivo de espécies para consumo humano.

“Quero que as pessoas possam sentir um aroma gostoso ao chegar aqui em frente. Mas se não for possível, tudo bem. Vamos colocar flores bonitas e não qualquer mato”, diz Carlos Alberto.


Sobre o lugar

A praça, que hoje está abandonada, é a primeira visão que as pessoas têm ao chegar no final da Rua Monsenhor Andrade, 746, no Brás, onde está a Casa Restaura – pertencente à instituição Católica Associação Aliança de Misericórdia.

A casa atende diariamente de 100 a 120 pessoas que vão até lá em busca de acolhida e encontram comida, banho, psicólogo, médicos, dentista, entre outros serviços. A casa não recebe verbas do governo e todos os serviços são gratuitos, sendo cobrada apenas uma “moeda social”, que são latas de alumínio.

Nenhum comentário: