sexta-feira, 28 de março de 2008

Agentes montam cozinha experimental e organizam atividades para a Terceira Idade



Reaproveitar alimentos, reduzir a quantidade de lixo e tornar a vida da comunidade mais saudável são os objetivos da cozinha experimental dos agentes de saúde da UBS do Jardim São Francisco, na Zona Leste da cidade.

A idéia de reutilizar tudo que seria descartado é resultado da capacitação do PAVS. Após orientação da gestora local, Nailer Rodrigues, 18 agentes da região fizeram um curso no Sesi sobre como aproveitar melhor os ingredientes que muitas vezes são rejeitados. Pensando em dividir o conhecimento, eles decidiram montar uma cozinha experimental para os moradores do bairro.

A iniciativa empolga não apenas os envolvidos na organização do projeto, que ocupa um espaço dentro da Igreja Batista local, mas também todos que acompanham as reuniões mensais As receitas são tiradas do livro do Sesi e o material é adquirido pelos próprios agentes. A cada aula são convidadas para assistir a apresentação cerca de 72 pessoas da comunidade, que aprendem a elaborar bolos, tortas, sucos, entre outras receitas.

“É muito legal, as pessoas vêm aqui e depois, quando vamos até as casas, elas pedem que façamos cópias de outras receitas, diz a agente comunitária Ana Maria Francisco Souza”.

Outra que também se orgulha do trabalho é a agente de saúde Cleonice Oliveira S.Bessa. “Nós montamos o grupo para passar aos outros o que aprendemos. Não adianta eu saber e guardar só para mim”, finaliza.


Espaço para idosos


Ainda em decorrência dos conhecimentos adquiridos no PAVS, os agentes detectaram um grande número de idosos na região do Jardim São Francisco.

Como o bairro não oferecia opções de lazer, cultura e entretenimento para essa população, eles decidiram montar um espaço dedicado à Terceira Idade. Atualmente, cerca de 33 idosos participam de jogos, aulas de dança, além de palestras educativas sobre como viver melhor.

Os agentes articularam desde a escolha do local até a formação do grupo, passando pela reforma da sede. As atividades, quando exigem investimento, são custeadas pela venda de produtos nos bazares. Outra fonte de renda são os bingos realizados na sede.

Agentes da UBS Jardim São Francisco

Um comentário:

apaixonada disse...

eu noemia acs do sao francisco colaborei com a cozinha experimental foi uma experiencia muito notória e especial para mim;vou continuar junto com minhas colegas de trabalho a preparar varias outros trabalhos para toda comunidade do sao francisco e jardim piratininga para uma vida saudavel e feliz.